Memória e Patrimônio
Obra: Memória e Patrimônio
Autora: Regina Márcia Moura Tavares
“MEMÓRIA E PATRIMÔNIO” é uma Cartilha de Educação Patrimonial que tem como objetivo difundir conceitos e práticas referentes à proteção e conservação do Patrimônio Cultural Material e Imaterial na Região Metropolitana de Campinas. Em linguagem simples e imagens, num processo de pergunta e resposta, populariza conceitos geralmente restritos a profissionais da área e aos órgãos públicos que lidam com a temática. Valorizando a Preservação da Memória Social, tão necessária à percepção da identidade e autoestima de uma comunidade e de um povo, a obra tem potencial para atingir a população, a partir dos 10 anos. Segundo especialistas que já a conhecem, a Cartilha deveria ser parte integrante do currículo de escolas públicas e privadas nos vários municípios da RMC.
Brinquedos & Brincadeiras
Obra: Brinquedos e Brincadeiras: Patrimônio Cultural da Humanidade
Editora: Pontes – Campinas, 2004
Autora: Regina Márcia Moura Tavares
O presente livro é fruto, inicialmente, da insatisfação da autora com a política de preservação patrimonial corrente no Brasil, nos anos 80, assim como com seus resultados. A concepção do projeto de pesquisa e documentação do que denominou Cultura Lúdica da Infância teve como objetivo a sensibilização dos vários segmentos da população relativamente às suas criações do cotidiano, tangíveis e intangíveis, conceituando as mesmas como bens patrimoniais a serem preservados.
Usando o método antropológico da pesquisa participante, a antropóloga levou as crianças dos muitos bairros de Campinas, durante 2 anos de trabalho, à percepção do papel de criadoras de cultura e, com elas e através delas, despertou o gosto pela preservação das memórias mais simples nas comunidades, as que lhes dizem respeito e que as singularizam no contexto mais amplo da metrópole, resgatando autoestima e identidade entre os participantes.
Moveu a autora, também, o desejo de valorizar e trazer à luz um patrimônio milenar que vem sendo passado de geração em geração nas sociedades humanas com o objetivo de preparar o Homem para uma vida qualitativa adulta, em seus aspectos biológicos, fisiológicos, psicológicos, sociológicos e afetivos, entre outros.
Finalmente, com seu trabalho pretendeu colocar as bases para uma reflexão mais consistente da relação existente entre a ação preservacionista, o exercício da cidadania e o desenvolvimento dos países referido à sua própria cultura.
No Livro estão descritas quase 100, entre brinquedos e brincadeiras, com imagens, registro rítmico e indicação da faixa etária dos brincantes. No Suplemento que o acompanha, incluído nesta edição, estão apresentados em português, espanhol, francês e inglês alguns aspectos dos objetivos e da metodologia usada na pesquisa. Também, a descrição da Oficina “Preservar Brincando” que poderá ser desenvolvida em qualquer comunidade, em qualquer tempo, bem como os documentos finais de um Simpósio Nacional realizado no Recife e dois Latino-americanos ocorridos em Campinas e em Cuenca, no Equador, todos eles coordenados pela Autora.
Este projeto de preservação do patrimônio cultural imaterial recebeu o selo da UNESCO “DÉCADA CULTURAL MUNDIAL” em 1990 e deve interessar a todos os profissionais que trabalham com a criança ou para ela, tais como professores, psicólogos, recreacionistas, museólogos, pedagogos, administradores públicos, arquitetos e outros.
O fato de estarmos vivendo num mundo cibernético não significa que devamos abandonar conquistas culturais de nossa espécie que luta, há milênios, pela sobrevivência.
Mudança de Rumo, Já
Obra: Mudança de Rumo, Já – Herança Cultural, Preservação e Desenvolvimento
Editora: Pontes – Campinas, 2009
Autora: Regina Márcia Moura Tavares
O livro em questão pretende ser um provocador de reflexões entre os educadores em geral, administradores públicos, planejadores sociais, políticos profissionais, ambientalistas e outros tantos envolvidos com o enfrentamento dos problemas nas sociedades contemporâneas.
Acredita a autora que o simples reconhecimento e a aceitação da diversidade cultural existente no planeta, assim como a valorização das diferenças e a luta por um mundo mais justo e igualitário não encerram a questão de uma sobrevivência verdadeiramente qualitativa para cerca de sete bilhões de habitantes, estejam nas grandes metrópoles, nos pequenos povoados ou no meio rural. Considera que o mais importante é buscarmos novos modelos de desenvolvimento, os quais podem ter sido abandonados pelas populações em nome de um fictício “progresso”.
A coletânea reúne textos já publicados em revistas especializadas do Brasil e do exterior, nos quais Regina Márcia reflete sobre a importância da preservação e valorização das heranças culturais de um povo como condição essencial ao seu autoconhecimento e à criação de soluções para os múltiplos desafios que emergem em sua caminhada histórica.
A cultura lúdica da infância é enfocada como um conjunto criativo da maior significação para a espécie humana, presente em todas as sociedades, há milênios, e praticamente abandonada nos dias de hoje. Propositadamente rápida, a abordagem do tema neste livro objetiva, somente, despertar no leitor o interesse pela questão, remetendo-o à obra anteriormente publicada sob o título ”Brinquedos e Brincadeiras: Patrimônio Cultural da Humanidade”
Ao falar dos museus, enquanto espaços de preservação do patrimônio móvel e também imaterial das populações, seu interesse é chamar a atenção para uma ação preservacionista que esteja aliada à atividade produtiva e econômica dos países, entre outros. Ao discorrer sobre uma proposta de turismo cultural procura evidenciar sua preocupação na preservação, valorização e difusão da produção cultural cotidiana de uma dada população, ao lado de obras de reconhecido valor artístico e significado histórico.
A reinvenção de um desenvolvimento referido à realidade ecológica, a qual inclui necessariamente a herança cultural, é o desafio que a autora considera ser da maior importância neste momento da história humana.