Palestras e consultorias da Regina Márcia

Clique nos botões a seguir para conhecer o conteúdo.

1. A MULHER NO PROCESSO DA EVOLUÇÃO HUMANA

Tópicos abordados:

  1. O homem inserido em 3 evoluções: cósmica, biológica e cultural.
  2. Sociedades ágrafas e civilizadas (agrícolas, mercantis, industrializadas e escolarizadas).
  3. Passagem do matricentrismo para o patriarcado.
  4. Industrialização e escolarização.
  5. Mulheres do Brasil.
    “A consciência que o ser tem de si mesmo é fruto de seu próprio processo histórico-social”

2. VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO POPULAR INTANGÍVEL

Tópicos abordados:

  1. Sociedade, Cultura, Memória e Patrimônio.
  2. Órgãos que trabalham com o Patrimônio
  3. Conceito de Desenvolvimento.
  4. Preservação da Memória alavancando o Desenvolvimento.
  5. A importância da Cultura Lúdica Infantil.
  6. A pesquisa e o livro “Brinquedos e Brincadeiras: Patrimônio Cultural da Humanidade”.

3. ATIVIDADES CULTURAIS PARA A 3ª IDADE

Tópicos abordados:

  1. O Homem criador no processo evolutivo da espécie.
  2. O Homem produtor e a organização do trabalho social.
  3. O Homem Integral e o resgate da criatividade e da alegria.
  4. Oficinas de estímulo à criatividade e ampliação do repertório dos indivíduos da sociedade.

4. CULTURA, EDUCAÇÃO E CRIAÇÃO PARA UM MUNDO MELHOR

Tópicos abordados:

  1. O Homem inserido em 3 evoluções: cósmica, biológica e cultural.
  2. Comportamento humano e animal. O potencial criativo da espécie Homo Sapiens.
  3. O Universo simbólico: a cultura de cada população.
  4. A herança social e o treinamento individual no interior das sociedades. Os conceitos de Educação Formal, Informal e Não formal.
  5. A sociedade industrial contemporânea: a especialização das funções. O contraponto das sociedades ágrafas.
  6. O viés no projeto educacional vigente: adequação dos sujeitos ao sistema produtivo e não à realização integral.
  7. A alternativa transformadora: estímulo à criatividade.
  8. Da “escola-clausura” à “escola-planeta”: a contribuição da mídia eletrônica.
  9. Oficinas de criação: uma experiência interessante.

5. O MOVIMENTO MODERNISTA, A BUSCA DE TRADIÇÕES BRASILEIRAS E A AÇÃO PRESERVACIONISTA DO PATRIMÔNIO NACIONAL.

 Tópicos abordados:

  1. O Modernismo enquanto ruptura e busca de identidade nacional.
  2. Antecedentes nos anos de 1920.
  3. A arte barroca de Minas Gerais e a posição dos intelectuais.
  4. A Revolução de 30 e a estruturação do SPHAN por Mário de Andrade e Rodrigo Melo Franco de Andrade.
  5. Os desencontros provocados pelas questões políticas.
  6. A composição do órgão até 1960 e a predominância da preservação de patrimônio material da Cultura Brasileira.
  7. Minhas preocupações

“Será que a nação brasileira pretende desenvolver-se no sentido de se tornar uma nação rica, uma nação forte, poderosa, porém uma nação sem caráter? Será que o objetivo do chamado processo de desenvolvimento é somente o crescimento d benefícios materiais, o aumento de uma ilusória alegria e felicidade do homem através de seus bens  e dos seus elementos de conforto material?”

                                  Aloísio de Magalhães (IPHAN 1979-1982)

6. O PASSADO NO PRESENTE PARA O FUTURO:

Tópicos abordados:

  1.  A velocidade da mudança cultural no mundo, nos últimos 50 anos do século XX.
  2. Os problemas ainda não enfrentados pelos jovens Estados Nacionais frente aos novos desafios do momento.
  3. Nosso comportamento tradicionalmente mimético e suas consequências sob a ótica de especialistas.
  4. A relação essencial entre Cultura, Preservação e Desenvolvimento. O conceito de desenvolvimento de Celso Furtado.
  5. A preservação, a revitalização e a valorização do Patrimônio Cultural das sociedades como os referenciais básicos à definição dos rumos do desenvolvimento das mesmas.
  6. O patrimônio cultural que preservamos e como.
  7. Ações culturais capazes de reverter esta situação vigente: os projetos “Preservação da Cultura Lúdica Infantil” e “Preservação das Tecnologias Produtivas Nacionais”.

8. POLÍTICAS CULTURAIS PARA A DIVERSIDADE CULTURAL

Recomendações aos países da conferência “CONFERÊNCIA INTERGOVERNAMENTAL SOBRE POLÍTICA CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO” (Unesco, Estocolmo,1998)

  • Fazer da política cultural um dos elementos – chave  da estratégia  de desenvolvimento;
  • Promover a criatividade e a participação na vida cultural;
  • Reforçar, assegurar e ampliar a política de proteção ao patrimônio cultural tangível e intangível, móvel e imóvel e promover a indústria cultural;
  • Promover a informação sobre a diversidade cultural e lingüística dentro das comunidades e para a sociedade como um todo;
  • Disponibilizar mais recursos técnicos e financeiros para o desenvolvimento da cultura.
  • Criar um plano de cooperação em favor dos países em desenvolvimento.

Reconhecimento da importância da Cultura e das múltiplas expressões culturais para o desenvolvimento das sociedades humanas e não só das relações econômicas, uma área específica da própria Cultura.

Tópicos abordados:

  1. Conceitos de Cultura, Diversidade Cultural e Patrimônio Cultural.
  2. Criatividade x Desenvolvimento Social
  3. Política Cultural
  4. Globalização
  5. Ideologia e Indústria Cultural
  6. Realidade Mediatizada – Comunicação Social
  7. Estados nacionais enfraquecidos, democracias incipientes – Oligopólios transnacionais pressionam políticos.
  8. Ações possíveis neste contexto adverso, a título de políticas culturais que efetivamente resguardem a diversidade e promovam o desenvolvimento nas metrópoles brasileiras.

1. Criação de espaços de formação e ação cultural permanente para a PRESERVAÇÃO DA CULTURA LÚDICA DA INFÂNCIA;

2. Estruturação de espaços econômico-museais para o RESGATE E A PRESERVAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS TRADICIONAIS;

3. Criação de oficinas para o RESGATE DA CRIATIVIDADE NA APOSENTADORIA;

4. Valorização do PATRIMÔNIO CULTURAL das cidades: SOLUÇÕES POSSÍVEIS.

Galeria de Imagens

© Regina Márcia Cultura | Campinas, SP, Brazil