Palestras e consultorias da Regina Márcia
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1. A MULHER NO PROCESSO DA EVOLUÇÃO HUMANA
Tópicos abordados:
- O homem inserido em 3 evoluções: cósmica, biológica e cultural.
- Sociedades ágrafas e civilizadas (agrícolas, mercantis, industrializadas e escolarizadas).
- Passagem do matricentrismo para o patriarcado.
- Industrialização e escolarização.
- Mulheres do Brasil.
“A consciência que o ser tem de si mesmo é fruto de seu próprio processo histórico-social”
2. VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO POPULAR INTANGÍVEL
Tópicos abordados:
- Sociedade, Cultura, Memória e Patrimônio.
- Órgãos que trabalham com o Patrimônio
- Conceito de Desenvolvimento.
- Preservação da Memória alavancando o Desenvolvimento.
- A importância da Cultura Lúdica Infantil.
- A pesquisa e o livro “Brinquedos e Brincadeiras: Patrimônio Cultural da Humanidade”.
3. ATIVIDADES CULTURAIS PARA A 3ª IDADE
Tópicos abordados:
- O Homem criador no processo evolutivo da espécie.
- O Homem produtor e a organização do trabalho social.
- O Homem Integral e o resgate da criatividade e da alegria.
- Oficinas de estímulo à criatividade e ampliação do repertório dos indivíduos da sociedade.
4. CULTURA, EDUCAÇÃO E CRIAÇÃO PARA UM MUNDO MELHOR
Tópicos abordados:
- O Homem inserido em 3 evoluções: cósmica, biológica e cultural.
- Comportamento humano e animal. O potencial criativo da espécie Homo Sapiens.
- O Universo simbólico: a cultura de cada população.
- A herança social e o treinamento individual no interior das sociedades. Os conceitos de Educação Formal, Informal e Não formal.
- A sociedade industrial contemporânea: a especialização das funções. O contraponto das sociedades ágrafas.
- O viés no projeto educacional vigente: adequação dos sujeitos ao sistema produtivo e não à realização integral.
- A alternativa transformadora: estímulo à criatividade.
- Da “escola-clausura” à “escola-planeta”: a contribuição da mídia eletrônica.
- Oficinas de criação: uma experiência interessante.
5. O MOVIMENTO MODERNISTA, A BUSCA DE TRADIÇÕES BRASILEIRAS E A AÇÃO PRESERVACIONISTA DO PATRIMÔNIO NACIONAL.
Tópicos abordados:
- O Modernismo enquanto ruptura e busca de identidade nacional.
- Antecedentes nos anos de 1920.
- A arte barroca de Minas Gerais e a posição dos intelectuais.
- A Revolução de 30 e a estruturação do SPHAN por Mário de Andrade e Rodrigo Melo Franco de Andrade.
- Os desencontros provocados pelas questões políticas.
- A composição do órgão até 1960 e a predominância da preservação de patrimônio material da Cultura Brasileira.
- Minhas preocupações
“Será que a nação brasileira pretende desenvolver-se no sentido de se tornar uma nação rica, uma nação forte, poderosa, porém uma nação sem caráter? Será que o objetivo do chamado processo de desenvolvimento é somente o crescimento d benefícios materiais, o aumento de uma ilusória alegria e felicidade do homem através de seus bens e dos seus elementos de conforto material?”
Aloísio de Magalhães (IPHAN 1979-1982)
6. O PASSADO NO PRESENTE PARA O FUTURO:
Tópicos abordados:
- A velocidade da mudança cultural no mundo, nos últimos 50 anos do século XX.
- Os problemas ainda não enfrentados pelos jovens Estados Nacionais frente aos novos desafios do momento.
- Nosso comportamento tradicionalmente mimético e suas consequências sob a ótica de especialistas.
- A relação essencial entre Cultura, Preservação e Desenvolvimento. O conceito de desenvolvimento de Celso Furtado.
- A preservação, a revitalização e a valorização do Patrimônio Cultural das sociedades como os referenciais básicos à definição dos rumos do desenvolvimento das mesmas.
- O patrimônio cultural que preservamos e como.
- Ações culturais capazes de reverter esta situação vigente: os projetos “Preservação da Cultura Lúdica Infantil” e “Preservação das Tecnologias Produtivas Nacionais”.
8. POLÍTICAS CULTURAIS PARA A DIVERSIDADE CULTURAL
Recomendações aos países da conferência “CONFERÊNCIA INTERGOVERNAMENTAL SOBRE POLÍTICA CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO” (Unesco, Estocolmo,1998)
- Fazer da política cultural um dos elementos – chave da estratégia de desenvolvimento;
- Promover a criatividade e a participação na vida cultural;
- Reforçar, assegurar e ampliar a política de proteção ao patrimônio cultural tangível e intangível, móvel e imóvel e promover a indústria cultural;
- Promover a informação sobre a diversidade cultural e lingüística dentro das comunidades e para a sociedade como um todo;
- Disponibilizar mais recursos técnicos e financeiros para o desenvolvimento da cultura.
- Criar um plano de cooperação em favor dos países em desenvolvimento.
Reconhecimento da importância da Cultura e das múltiplas expressões culturais para o desenvolvimento das sociedades humanas e não só das relações econômicas, uma área específica da própria Cultura.
Tópicos abordados:
- Conceitos de Cultura, Diversidade Cultural e Patrimônio Cultural.
- Criatividade x Desenvolvimento Social
- Política Cultural
- Globalização
- Ideologia e Indústria Cultural
- Realidade Mediatizada – Comunicação Social
- Estados nacionais enfraquecidos, democracias incipientes – Oligopólios transnacionais pressionam políticos.
- Ações possíveis neste contexto adverso, a título de políticas culturais que efetivamente resguardem a diversidade e promovam o desenvolvimento nas metrópoles brasileiras.
1. Criação de espaços de formação e ação cultural permanente para a PRESERVAÇÃO DA CULTURA LÚDICA DA INFÂNCIA;
2. Estruturação de espaços econômico-museais para o RESGATE E A PRESERVAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS TRADICIONAIS;
3. Criação de oficinas para o RESGATE DA CRIATIVIDADE NA APOSENTADORIA;
4. Valorização do PATRIMÔNIO CULTURAL das cidades: SOLUÇÕES POSSÍVEIS.