Descrição
Título do Livro: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS: PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE
Autora: Regina Márcia Moura Tavares
Editora: Pontes
Idioma: Português
Tipo de narração: Pesquisa
O presente livro é fruto, inicialmente, da insatisfação da autora com a política de preservação patrimonial corrente no Brasil, nos anos 80, assim como com seus resultados. A concepção do projeto de pesquisa e documentação do que denominou Cultura Lúdica da Infância teve como objetivo a sensibilização dos vários segmentos da população relativamente às suas criações do cotidiano, tangíveis e intangíveis, conceituando as mesmas como bens patrimoniais a serem preservados.
Usando o método antropológico da pesquisa participante, a antropóloga levou as crianças dos muitos bairros de Campinas, durante 2 anos de trabalho, à percepção do papel de criadoras de cultura e, com elas e através delas, despertou o gosto pela preservação das memórias mais simples nas comunidades, as que lhes dizem respeito e que as singularizam no contexto mais amplo da metrópole, resgatando autoestima e identidade entre os participantes.
Moveu a autora, também, o desejo de valorizar e trazer à luz um patrimônio milenar que vem sendo passado de geração em geração nas sociedades humanas com o objetivo de preparar o Homem para uma vida qualitativa adulta, em seus aspectos biológicos, fisiológicos, psicológicos, sociológicos e afetivos, entre outros.
Finalmente, com seu trabalho pretendeu colocar as bases para uma reflexão mais consistente da relação existente entre a ação preservacionista, o exercício da cidadania e o desenvolvimento dos países referido à sua própria cultura.
No Livro estão descritas quase 100, entre brinquedos e brincadeiras, com imagens, registro rítmico e indicação da faixa etária dos brincantes. No Suplemento que o acompanha, incluído nesta edição, estão apresentados em português, espanhol, francês e inglês alguns aspectos dos objetivos e da metodologia usada na pesquisa. Também, a descrição da Oficina “Preservar Brincando” que poderá ser desenvolvida em qualquer comunidade, em qualquer tempo, bem como os documentos finais de um Simpósio Nacional realizado no Recife e dois Latino-americanos ocorridos em Campinas e em Cuenca, no Equador, todos eles coordenados pela Autora.
Este projeto de preservação do patrimônio cultural imaterial recebeu o selo da UNESCO “DÉCADA CULTURAL MUNDIAL” em 1990 e deve interessar a todos os profissionais que trabalham com a criança ou para ela, tais como professores, psicólogos, recreacionistas, museólogos, pedagogos, administradores públicos, arquitetos e outros.
O fato de estarmos vivendo num mundo cibernético não significa que devamos abandonar conquistas culturais de nossa espécie que luta, há milênios, pela sobrevivência.
Avaliações
Não há avaliações ainda.